
O Partido Social Democrático (PSD) tem um novo comando em Alagoas. O presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, anunciou, na noite dessa quarta-feira (9), pelas redes sociais, que o deputado federal Luciano Amaral é o novo presidente da legenda no Estado. Amaral deixa o Partido Verde (PV) para assumir a liderança do PSD em solo alagoano.
A mudança foi selada em um encontro em Brasília, que contou com a presença do próprio Kassab; do governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB); do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor (MDB); e do líder do PSD na Câmara, deputado Antonio Brito (BA). O agora ex-presidente do partido em Alagoas, vereador Rui Palmeira — que também foi prefeito de Maceió — não participou da reunião.
Em publicação no Instagram, Kassab celebrou o novo momento do partido no Estado. “Nasce um novo PSD em Alagoas. Dep. Fed. @lucianoamaralfilho é o novo Presidente do PSD no Estado. @ruisoarespalmeira passando o bastão. Parabéns Rui”, escreveu o ex-ministro.
O governador Paulo Dantas também comentou a movimentação nas redes: “Foi oficializado pelo grande líder político e presidente do partido @gilbertokassab_ e pelo líder do PSD na câmara, @antoniobritobahia, o nome do Deputado Federal @lucianoamaralfilho como presidente do partido em Alagoas.”
Bastidores
A troca no comando estadual ocorre em meio a movimentações de bastidores que envolvem o nome do prefeito de Maceió, JHC (PL). Especulava-se que o comando do PSD poderia ser entregue ao gestor da capital alagoana, principalmente pela proximidade dele com o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), e com o prefeito do Recife, João Campos (PSB).
Na prática, o PSD fica sob a responsabilidade do governador Paulo Dantas, que fica no MDB, pelo menos, até as eleições de 2026. A meta de Paulo é contribuir, com o grupo, com a reeleição de Renan Calheiros (MDB) para o Senado e indicar o seu sucessor no Palácio República dos Palmares, que pode ser Renan Filho (MDB). Amaral é uma indicação de Marcelo Victor neste xadrez político.
Em entrevista recente a um podcast, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou a possível saída de JHC do PL. “Obviamente, que a gente gostaria que o JHC permanecesse no PL […]. Mas ninguém pode obrigá-lo”, afirmou, destacando que pretende ouvir o deputado Arthur Lira (PP-AL) para definir os rumos do partido no Estado.
Nos bastidores, é considerada real a chance de JHC migrar para o PSB, que será comandado nacionalmente por João Campos, com quem mantém uma relação próxima.
Por Thiago Gomes