Contrariando as informações falsas e distorcidas que circulam na internet sobre a imunização, Penedo avança no trabalho de cobertura vacinal, especialmente entre as crianças. As campanhas de vacinação realizadas pela Secretaria de Saúde de Penedo ultrapassaram as metas estabelecidas pelo governo federal, conforme os dados até junho deste ano.
Vacinas essenciais para prevenir doenças graves e com sequelas irreversíveis, como a poliomielite, alcançaram 100% de cobertura em Penedo, cinco pontos percentuais acima da meta do Ministério da Saúde. De igual forma, o trabalho nos postos de saúde do município resultou em 100% de cobertura para a 1ª dose da Tríplice Viral, vacina crucial contra sarampo, rubéola e caxumba.
Penedo também cumpriu com excelência a proteção das crianças com a aplicação da Pentavalente (DTP), imunizante utilizado contra difteria, tétano e coqueluche. Além disso, a campanha da BCG, que previne as formas mais graves da tuberculose e da meningite tuberculosa, alcançou 98,17% de cobertura vacinal até junho, superando a meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Por Fellype Barreto