DestaquesPenedo

Escolas no Cinema: Em apenas um mês, projeto levou 1.300 estudantes da rede pública municipal de ensino ao Cine Penedo

​O projeto Escolas no Cinema é o maior sucesso entre alunos e alunas da rede pública municipal de ensino em Penedo. Em apenas um mês, a iniciativa do governo Ronaldo Lopes levou 1.300 crianças ao Cine Penedo, equipamento reinaugurado em 2023.

Sem exibir filmes de forma regular desde 1962 e fechado em definitivo no final da década de 1970, o Cine Penedo foi reativado pra valer este ano, por meio de convênio que envolve a UFAL e a Prefeitura de Penedo.

Além do projeto Quarta de Cinema Livre, o equipamento cultural exibe sessões semanais para estudantes, com acesso gratuito nos horários manhã e tarde, graças a parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Turismo e Economia Criativa e também a UFAL, instituição responsável pelo Cine Penedo.

​Desde o seu início, em julho de 2024, crianças e adolescentes assistiram aos filmes O Menino do Pijama Listrado, Extraordinário e Meu Malvado Favorito, produções selecionadas com objetivo de divertir e promover a discussão de temas pedagógicos em sala de aula.

Para o secretário da SETUREC, um dos compromissos com a Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO, é a disseminação da cadeia do audiovisual em todas as esferas. “O Projeto Escolas no Cinema não somente reforça esse compromisso, mas, também, fomenta a inclusão de todas as idades na Sétima Arte”, destaca Jair Galvão.

“O projeto é maravilhoso e está sendo um momento de muita alegria para as nossas crianças. Um filme não somente proporciona um momento de distração e alegria, mas também de desenvolvimento do pensamento criativo, tendo em vista que as obras selecionadas abordam diferentes temáticas. Agradeço muito a oportunidade de proporcionar aos nossos alunos cinema gratuito”, afirma a técnica da SEMED, Josy Silva.

​“É a minha primeira vez no cinema e eu gostei bastante. Amei o filme e quero voltar outras vezes”, disse Arthur Silva, aluno do 4º ano da Escola Municipal Professora Helena de Oliveira Carvalho após assistir Meu Malvado Favorito.

Por Fellype Barreto

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo