DestaquesPolícia

Polícia prende dupla suspeita de porte ilegal de armas e possível envolvimento em homicídio em Arapiraca

Uma operação da ROCAM (Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas), do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), resultou na prisão de dois homens suspeitos de porte ilegal de arma de fogo, munições de uso restrito e de possível envolvimento em um homicídio ocorrido na madrugada anterior, em Arapiraca, no bairro Senador Nilo Coelho.

A ação aconteceu na tarde de domingo (22), durante patrulhamento na região do Jardim das Paineiras, quando os militares ouviram barulhos semelhantes a disparos de arma de fogo, seguidos de gritos vindos do interior de uma residência. As equipes tentaram verbalizar e solicitar que os ocupantes abrissem o portão, mas os suspeitos tentaram fugir pelos fundos do imóvel.

Diante da tentativa de fuga, os policiais forçaram a entrada e iniciaram uma perseguição. Um dos indivíduos foi capturado em uma rua próxima, após tentar escapar pulando muros de residências. O segundo conseguiu fugir naquele momento.

Arma e munições apreendidas

Durante a abordagem, com apoio da guarnição do Canil, os policiais localizaram uma arma de fogo calibre 9mm, descartada durante a fuga, além de munições de calibre 9mm e cartuchos de calibre 12, encontrados em posse do primeiro suspeito. Ele recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido à Central de Polícia Civil, onde foram lavrados o boletim de ocorrência (B.O. nº 89448/2025) e o auto de prisão em flagrante (APF nº 7903/2025).

Captura do segundo suspeito

Após a conclusão do primeiro procedimento, as guarnições retornaram ao patrulhamento na tentativa de localizar o segundo suspeito. Com informações repassadas por moradores, os policiais foram informados de que ele estaria escondido na casa da avó, no mesmo bairro.

Ao chegarem ao imóvel, encontraram a residência fechada, mas, após verbalização insistente, o homem — identificado como José Henrique Porfírio Soaresdecidiu se entregar espontaneamente, confessando que havia fugido da primeira abordagem.

Durante o interrogatório, José Henrique admitiu ter descartado a pistola 9mm sobre o telhado da residência, porém, após buscas, os policiais encontraram apenas um carregador com oito munições calibre 9mm, sem localizar a arma de fogo.

Diante da resistência inicial à abordagem, foi necessário o uso de algemas. O suspeito também foi encaminhado à Central de Polícia, onde foi lavrado um novo boletim de ocorrência (B.O. nº 89448/2025-A04) e o respectivo auto de prisão em flagrante.

Suspeita de homicídio

De acordo com a Polícia Militar, tanto José Henrique Porfírio Soares quanto Joanderson — o primeiro detido — são apontados como suspeitos de participação em um homicídio ocorrido na madrugada do mesmo dia, cujos detalhes foram encaminhados para a Delegacia de Homicídios, que dará continuidade às investigações.

Após os procedimentos, as guarnições retornaram ao patrulhamento ostensivo na cidade. A ocorrência foi oficialmente registrada às 12h16 do dia 22 de junho, sendo concluída às 01h23 da madrugada desta segunda-feira (23).

Repressão ao crime

A operação demonstra a efetividade das ações da Polícia Militar no combate à criminalidade violenta e ao porte ilegal de armas na região. As autoridades reforçam a importância da colaboração da população, que pode repassar informações de forma anônima através do Disque-Denúncia 181.

Por Bel. Braga

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo