AlagoasDestaquesPolícia

Polícia Civil deflagra Operação “Shamar” em Alagoas no combate à violência contra a mulher

Por  Anderson Braga 

A Polícia Civil de Alagoas deu início, nesta quinta-feira (1º), à Operação Shamar, voltada para a prevenção e o enfrentamento ao feminicídio e à violência contra a mulher. A ação, que integra as atividades da campanha Agosto Lilás, cumpre 32 mandados de prisão contra acusados de crimes enquadrados na Lei Maria da Penha, como violência doméstica, feminicídio, estupro, ameaça, lesão corporal e estupro de vulneráveis.

Sob o comando do delegado-geral Gustavo Xavier e a coordenação da delegada Ana Luiza Nogueira — que está à frente das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs) — a operação acontece simultaneamente em diversos municípios do estado, incluindo Maceió, Arapiraca, Penedo, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia.

O aparato policial mobilizado é robusto. Participam da operação equipes da DEAM, DEACLE, CORE, DRACCO, SAER, DCCCA, OPLIT, além de delegacias especializadas e distritais. A ação também conta com apoio da Operação Aérea da Secretaria de Segurança Pública (SSP), garantindo cobertura e agilidade nas diligências.

De acordo com a delegada Ana Luiza Nogueira, a Shamar representa não apenas uma resposta penal aos agressores, mas também uma ação simbólica e estratégica no mês de conscientização sobre os direitos das mulheres e a importância do enfrentamento à violência de gênero. “Nosso objetivo é garantir a segurança das vítimas e mostrar que o Estado está atuante na repressão aos crimes cometidos contra mulheres”, destacou.

A Operação Shamar se insere em um contexto nacional de fortalecimento das políticas públicas de proteção à mulher e de repressão aos crimes de gênero. Em Alagoas, onde os índices de violência contra a mulher ainda preocupam, a iniciativa reforça o compromisso das autoridades com a justiça e com a vida das mulheres alagoanas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo