
Por Anderson Braga
O 11º Batalhão da Polícia Militar de Alagoas (11º BPM) deu início às Operações Lupanário e Patrulhamento Rural, com o objetivo de reforçar a presença policial nas comunidades da zona rural do Baixo São Francisco e fortalecer o vínculo entre a corporação e os moradores.
As ações têm foco na aproximação comunitária, com equipes visitando diversos povoados sob responsabilidade do batalhão. Durante as visitas, os policiais identificam líderes locais, escutam as principais demandas das comunidades e buscam compreender as necessidades específicas de cada localidade, com vistas ao planejamento de ações preventivas e à melhoria do policiamento no campo.
Além do trabalho de escuta e integração, as guarnições realizam rondas ostensivas para coibir práticas delituosas, garantir a ordem pública e, quando necessário, adotar as medidas legais cabíveis diante de eventuais constatações de crimes.
De acordo com o comando do 11º BPM, a iniciativa tem como finalidade ampliar o canal de comunicação com a população rural, promovendo maior confiança entre a sociedade e a Polícia Militar, além de contribuir para o aumento da sensação de segurança.
Com as operações, a PM reforça o compromisso institucional com a prevenção, o diálogo e a proteção social, levando segurança e presença efetiva também às áreas mais afastadas dos centros urbanos do Baixo São Francisco.




