
Por Anderson Braga
Uma confusão generalizada terminou com a intervenção da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) na noite dessa terça-feira (11), na parte alta da cidade de Penedo, nas proximidades do bairro Santa Luzia. A ação rápida da guarnição impediu que um homem fosse morto a golpes de um espeto de churrasco.
De acordo com informações da Polícia Militar, por volta das 20h, durante motopatrulhamento de rotina, os militares foram alertados por populares que gritavam e apontavam para a frente, indicando uma briga em andamento. Ao se aproximarem, os policiais se depararam com uma confusão, onde um homem identificado como K.K. tentava atingir A.D.S., que seria a vítima, com um objeto pontiagudo posteriormente identificado como um espeto de churrasco de metal.
A vítima, que estava em frente à sua serralharia, tentava se defender dos golpes quando os policiais desembarcaram da viatura e ordenaram que o agressor cessasse o ataque. K.K. ignorou as ordens e ainda tentou desferir mais dois golpes contra o homem. Diante da aproximação dos militares, o suspeito fugiu em direção à Rua João Ramalho, sendo perseguido pelo comandante da guarnição e um patrulheiro.
Ao perceber que seria alcançado, K.K. parou, virou-se contra os policiais e avançou em direção a eles, desobedecendo repetidos comandos para largar o espeto. Diante da ameaça iminente, o patrulheiro efetuou um disparo de calibre 12 com munição de elastômero (bala de borracha), atingindo o homem na região da panturrilha, abaixo da linha da cintura.
O agressor foi imediatamente contido, e a situação controlada. A Rocam solicitou apoio via rádio, e equipes da Força Tarefa, Maria da Penha, Pelopes e Rádio Patrulha chegaram em seguida ao local. Também foram identificadas outras envolvidas na ocorrência, entre elas uma menor de idade, A.S.D.S., e J.T., que estavam no local da confusão.
K.K. foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Penedo, onde recebeu atendimento médico e teve o ferimento higienizado. Devido ao seu estado emocional alterado, foi necessário o uso de algemas para garantir a segurança da guarnição, dos profissionais de saúde e do próprio suspeito.
Após ser liberado da unidade de saúde, o homem foi conduzido ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Penedo, onde foi lavrado o boletim de ocorrência de número 162797/2025, com base no artigo 121 do Código Penal Brasileiro (tentativa de homicídio).
A Polícia Civil segue acompanhando o caso.




