Em uma eleição atípica na cidade de Penedo, onde pouco se via as pessoas nas ruas, houve um aumento de eleitores indo às urnas votar. Os dados da eleição municipal mostram uma diminuição na percentagem de abstenção de votos, que em 2020 foi de 25,04% (10.202) e, na eleição de 2024, atingiu o percentual de 20,86% (9.287).
Um grande fato de não termos visto a grande aglomeração que os penedenses estavam acostumados a ver em todos os pleitos pode ter sido devido à normativa editada pelo juiz eleitoral, que proibia a aglomeração de três ou mais pessoas e, também proibia aglomerações em locais de votação.
A diminuição da abstenção pode ser atribuída ao aumento considerável de eleitores, incluindo aqueles que pela primeira vez foram às urnas e depositaram seus votos em quem julgaram ser o melhor para a cidade.
O resultado das urnas foi avassalador e deu uma vitória estrondosa ao prefeito reeleito Ronaldo Lopes, com a maior diferença da história da cidade de Penedo. Com o recorde, o prefeito terá que mostrar muito trabalho para agradecer tal votação, o que já começou a fazer um dia após a eleição, anunciando asfaltamento, assinatura de convênio com a Caixa Econômica para financiamento de moradias e outras obras.
Por Anderson Braga