De acordo com informações da Superintendência de Políticas Energéticas de Alagoas, há indícios de crescimento na safra da cana-de-açúcar no Estado de Alagoas, que é um grande produtor desse setor. Anteriormente, Alagoas enfrentava uma crise nesse segmento, mas os dados apontam para uma recuperação.
Nos últimos anos, o setor de cana-de-açúcar passou por altos e baixos. A safra dos anos 2018/2019 marcou o início da fase de recuperação. Embora tenha havido uma pequena oscilação na safra 2020/2022, a safra foi considerada positiva. No entanto, a safra 2022/2023 foi a maior em oito anos de recuperação contínua.
Especialistas do setor já esperavam esse crescimento, principalmente devido ao grande investimento do Governo do Estado em equalização fiscal para o setor. Essa medida pode garantir um aumento na produção de biomassa.
Vale ressaltar que Alagoas é um dos principais estados quando se trata de biomassa da cana-de-açúcar, contribuindo para o meio ambiente ao reduzir as emissões de gases de efeito estufa e mitigar as mudanças climáticas.
Por Anderson Braga/ com informações Agência Alagoas