
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, será o mediador, nesta quinta-feira (27), de uma mesa de palestras sobre Judicialização da Política que acontecerá durante o XII Fórum de Lisboa, que tem como tema Avanços e Recuos da Globalização e as Novas Fronteiras: Transformações Jurídicas, Políticas, Econômicas, Socioambientais e Digitais. No dia 28, o governador Paulo Dantas (MDB) também participa do fórum, palestrando no painel ‘Mudanças climáticas e cidades resilientes’.
O evento acontece nesta quarta (26) e quinta (27), na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em Portugal. Com uma programação extensa, o Fórum contará com a participação de outras autoridades brasileiras, como o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes; e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; além de representantes de várias instituições e membros da academia.
No painel que será mediado pelo ministro alagoano Humberto Martins, serão palestrantes a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão; o senador Randolfe Rodrigues; o deputado federal Marcos Pereira; a deputada federal Fernanda Melchionna; e o subprocurador-geral da República e professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília, Augusto Aras.
Entre os temas a serem abordados durante os dias de evento, estão Agenda Verde e o Desenvolvimento Econômico; Transição Energética: desafios jurídicos e econômicos; Regulação Financeira e Mercado de Carbono; Diálogos Institucionais e Separação dos Poderes; Instituições Democráticas e Teoria do Direito e Desinformação, Propaganda Eleitoral e Integridade das Eleições.
O XII Fórum de Lisboa é promovido pela Fundação Getúlio Vargas, pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa e pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. No total, durante os dois dias de evento, serão realizadas mais de 50 palestras com discussões e debates.
Por Jamylle Bezerra