
Por Anderson Braga
A Polícia Civil de Alagoas (PCAL) realizou, nas primeiras horas desta sexta-feira (5), uma megaoperação destinada a desarticular núcleos de organizações criminosas com atuação dentro e fora do Estado. Batizada de Operação Tenebris Tuning, a ofensiva mira esquemas de lavagem de dinheiro, corrupção passiva, adulteração de veículos, peculato, tráfico de drogas e outros crimes supostamente praticados, inclusive, por proprietários de estabelecimentos comerciais.
A ação é um desdobramento direto da Operação Lavagem Paulista, deflagrada pela Diretoria de Inteligência Policial (Dinpol) em setembro de 2025. Sob a coordenação do delegado Thales Araújo, diretor da Dinpol, e da delegada Bárbara Porto, as equipes cumpriram 14 mandados entre ordens de prisão e de busca e apreensão além de sete mandados em estabelecimentos comerciais cujos nomes, segundo a polícia, remetem ao crime organizado. Até o momento, 12 suspeitos foram presos.
As diligências ocorreram simultaneamente em diversos bairros de Maceió e da Região Metropolitana, incluindo Rio Largo, Cidade Universitária, Serraria, Benedito Bentes, Antares, Tabuleiro e Jatiúca. No Agreste, a operação se estendeu ao município de Arapiraca, enquanto outra frente de investigação avançou para o Estado de São Paulo, reforçando a dimensão interestadual das organizações criminosas investigadas.
Os alvos comerciais também foram objeto de ações concentradas, principalmente na Cidade Universitária, Ponta da Terra, Benedito Bentes, Jacintinho e Ponta Grossa. A Operação Tenebris Tuning mobilizou um amplo aparato institucional, envolvendo equipes da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), Serviço Aeropolicial (SAER), Núcleo de Planejamento Operacional, Grupo Especial de Apoio à Investigação (Geai), DPJ1 e diversos outros setores da PCAL.
De acordo com a Polícia Civil, as investigações continuam em andamento. A corporação afirma que novas fases da operação podem ser deflagradas, à medida que avançam os levantamentos e análises de dados apreendidos.




