O trabalho de recuperação dos estragos causados pelas fortes chuvas que caíram em Penedo não para, com diversas intervenções do poder público municipal na cidade e na zona rural do município prejudicado pelo altíssimo volume de chuvas no final de maio.
Com precipitações pluviométricas bem acima da média histórica, chegando ao pico de acumular em menos de 24 horas todo o volume esperado para o mês de maio, foram registrados danos em diversas localidades, com menor impacto dos desastres ocorridos em 2022 (ano que registra o maior volume de chuvas em Penedo) devido aos trabalhos de prevenção realizados pela Prefeitura de Penedo, além das melhorias realizadas na infraestrutura da cidade.
O plano de ações do Programa Reconstruir Penedo está atualmente concentrado na Rodovia Mário Freire – também chamada de Contorno por ser uma via direta entre a beira do rio e a parte alta da cidade, sem passar pelo Centro Histórico e Avenida Getúlio Vargas.
Além de já ter recuperado o trecho da pista danificado pelo deslizamento de barreira, nas imediações do acesso à Travessa Engenheiro Joaquim Gonçalves, a Prefeitura de Penedo iniciou a recuperação da rodovia nos trechos ao lado do bairro Nossa Senhora de Fátima, onde a pista foi aberta para dar passagem às águas acumuladas pelas chuvas na Lagoa do Oiteiro.
Os tubos que serão utilizados no serviço já estão no local onde homens e máquinas fazem a limpeza do canal para a instalação dos equipamentos que irão resolver o problema de forma definitiva.
Por Felipe Barreto