
Por Anderson Braga
O senador Fernando Farias (MDB-AL) foi designado relator da indicação da procuradora de Justiça Maria Marluce Caldas Bezerra para ocupar uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O anúncio foi oficializado nesta terça-feira (15) e marca o início da tramitação do nome da jurista na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, etapa essencial antes da deliberação final em plenário.
Caberá ao parlamentar alagoano a responsabilidade de apresentar o relatório que será analisado pelos senadores da CCJ durante a sabatina da indicada. A relatoria de Farias é considerada estratégica, dada sua proximidade com lideranças políticas e sua atuação alinhada às diretrizes institucionais do Senado.
Nas redes sociais, o ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou positivamente a escolha. “O senador Fernando Farias será o relator da sabatina da ministra Marluce Caldas, indicada ao STJ pelo presidente Lula. Competente e leal, Fernando construirá um relatório comprovando os valores e as virtudes da futura ministra Marluce. Ganha o Senado pelo cumprimento constitucional e ganha o Brasil pela excelente indicação feita pelo presidente da República”, escreveu o ministro.
Maria Marluce Caldas Bezerra atua no Ministério Público do Estado de Alagoas e é reconhecida por sua trajetória jurídica sólida, marcada pelo combate à corrupção, defesa dos direitos fundamentais e compromisso com a ética na administração pública. Sua nomeação para o STJ, feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, faz parte da política de valorização de quadros experientes e com forte atuação nos estados.
A sabatina na CCJ ainda não tem data definida, mas a expectativa é de que ocorra nas próximas semanas. Caso aprovada na comissão e posteriormente no plenário do Senado, Maria Marluce Caldas assumirá o cargo de ministra em uma das mais altas cortes do Judiciário brasileiro.