
Por Anderson Braga
Quatro integrantes de facções criminosas foram presos na manhã desta quarta-feira (26) durante a Operação Volante de Aço, deflagrada pelas Polícias Civil e Militar em uma ação conjunta que mobilizou efetivos em cinco municípios do Sertão de Alagoas. Além das prisões, os agentes apreenderam celulares, uma arma de fogo, munições e entorpecentes.
Os mandados de prisão, busca e apreensão foram cumpridos em Pão de Açúcar, Maravilha, Olivença, Olho d’Água das Flores e São José da Tapera, dentro de uma estratégia da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL) para conter o avanço de facções que atuam na região.
Coordenada pelo delegado Leonardo Amorim, titular da Delegacia de Homicídios da 2ª Região de Santana do Ipanema, a operação teve como alvos criminosos apontados como responsáveis por planejar e coordenar homicídios, roubos e tráfico de drogas no Sertão. As investigações, conduzidas pela DH de Santana do Ipanema com apoio do 7º BPM, identificaram que os suspeitos ocupavam posições de liderança dentro das organizações criminosas.
A força-tarefa reuniu equipes das Delegacias de Homicídios de Santana do Ipanema, Batalha e Palmeira dos Índios, das Delegacias Regionais de Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios, além dos Distritos Policiais de Dois Riachos, São José da Tapera, Olho d’Água das Flores e Olivença. A estrutura foi reforçada pela DPJ4 e pelo Departamento Estadual de Aviação. Pela Polícia Militar, atuaram guarnições do 7º BPM, da 6ª Companhia Independente de Batalha, da Rádio Patrulha e do Pelopes.
O nome Volante de Aço faz referência às antigas tropas policiais responsáveis pelo combate ao cangaço no Sertão, simbolizando a ofensiva firme e coordenada contra o crime organizado.
A Polícia Civil reforçou que denúncias anônimas podem ser feitas pelo Disque 181, com garantia de sigilo, para auxiliar no enfrentamento às facções criminosas.




