Após mais de um ano de espera, o CRB voltou a vencer fora de casa na Série B do Brasileiro, e foi nesta sexta-feira (18). Em confronto válido pela 32ª rodada da competição, o time regatiano bateu o Brusque de virada, por 2 a 1, no Estádio Augusto Bauer. Com isso, a equipe respirou na briga contra o rebaixamento.
O Marreco saiu na frente do placar com gol de Rodrigo Pollero. Contudo, o time da casa teve Diego Mathias expulso e viu o Galo virar com gols de Labandeira e Matheus Ribeiro.
Além do alívio da vitória, o CRB deu um salto na tabela. A equipe alagoana saiu de 17º e agora é o 14º, com 36 pontos. Entretanto, ainda pode voltar para o Z4, caso Paysandu, Botafogo-SP e Ponte Preta pontuem na rodada.
Por outro lado, o Quadricolor fica em uma situação mais delicada. Com a derrota, o clube catarinense é o 18º colocado, com 33 pontos.
Sem muito tempo para descansar, o CRB tem novo compromisso marcado para a próxima terça-feira (22), às 19 horas. O desafio será contra o Mirassol, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Na quarta, dia 23, o Brusque visita a Ponte Preta, às 19 horas, no Estádio Moisés Lucarelli.
PRIMEIRO TEMPO
A partida começou disputada e o primeiro chute foi do CRB, com 1min. Porém, Chay bateu torto e isolou. Nos minutos seguintes, as equipes tentaram construir, mas os passes inconclusivos complicaram o andamento do jogo. O Brusque chegou ao ataque apenas aos 10 minutos, quando Dentinho percorreu quase todo o campo e foi desarmado dentro da área.
Com 11 minutos, o Marreco fez a primeira finalização na direção do gol. Após corte da defensiva regatiana, Jhanpol pegou de primeira, chutando direto nas mãos de Albino. Aos 14 minutos, o CRB assustou. Em falta muito próxima da área, Chay bateu colocado, mas a redonda subiu demais.
O Brusque impôs uma marcação baixa, entretanto, achou espaço na velocidade. Após lançamento pela direta, Diego Mathias tocou para o meio e Cristovam chegou finalizando para Saimon salvar, aos 16 minutos. Em nova jogada, com 18′, novamente a área regatiana foi invadida, mas ninguém apareceu para marcar o gol para os catarinenses.
Apesar de perder as chances, o Brusque seguiu martelando a defensiva do Galo. Com 23 minutos, a marcação regatiana deu bobeira. Jhanpol cobrou lateral na área e ninguém tirou. Dentinho deu apenas um toque e encontrou Rodrigo Pollero sozinho, para arrematar forte, abrindo o placar no Augusto Bauer: 1 a 0.
Abalado psicologicamente, pouco o CRB fez para buscar o empate. Logo depois do gol, o Brusque quase ampliou. Agustín González roubou a bola no meio e lançou Pollero sozinho. O atacante ficou cara a cara com Albino, mas chutou para fora, com 27 minutos.
O CRB só voltou a aparecer no ataque aos 33 minutos, quando Léo Pereira tocou para Anselmo, que finalizou por cima do gol. Com 39, Labandeira foi lançado sozinho na área, porém, se atrapalhou sozinho.
Com 44 minutos de jogo, o Brusque se complicou sozinho. Em saída pelo campo de defesa, Chay foi atingido por Diego Mathias na perna e o árbitro marcou falta. Porém, o VAR chamou e o atacante quadricolor acabou sendo expulso. O Galo se soltou mais, contudo, pouco assustou.
SEGUNDO TEMPO
As equipes voltaram do intervalo sem mudanças. E mesmo com um jogador a menos, o Brusque deu o primeiro susto. Com apenas 1 minutos, Paulinho arriscou de longe e a bola desviou na zaga, assustando Matheus Albino. O CRB até teve mais posse de bola. Contudo, a defesa dos catarinenses segurou bem durante o início.
Demorou, mas a primeira chance perigosa do CRB no segundo saiu aos 22 minutos. Gegê recebeu passe da entrada da área e experimentou. Porém, a bola passou perto do travessão.
Com 26 minutos, Gegê conseguiu clarear jogada pelo lado esquerdo. O camisa 8 teve espaço e fez levantamento na medida. Labandeira apareceu no meio da defesa e acertou o cabeceio no canto, para deixar tudo igual no Augusto Bauer.
O gol animou os regatianos, que se soltaram mais para buscar a virada. Com 31 minutos, em batida de falta de Gegê, a bola superou a barreira, todavia, foi por cima do gol. O Brusque desceu suas linhas e o CRB apertou do jeito que deu. Com 38 minutos, Anselmo recebeu bola na área, mas furou. Aos 39, Bilu bateu de fora e também desperdiçou.
A pressão prosseguiu nos minutos finais. Com 40 minutos, novamente o cruzamento veio pelo lado esquerdo de ataque. Dessa vez, ninguém do Marreco cortou e a bola viajou até Matheus Ribeiro, que chegou de surpresa batendo no canto, para virar a partida na bacia das almas.
A virada trouxe um clima de alívio para os alvirrubros, que seguraram a posse de bola. Entretanto, ainda tomou um susto, aos 44 minutos. Em um lançamento na medida, Matheus Ribeiro tocou para traz e quase marcou contra.
Os minutos finais foram tensos, mas o Galo ainda teve chance de fazer o terceiro. Com 47 minutos, a bola foi cruzada rasteira e passou pertinho.
Já com 50 minutos, Léo Pereira teve a chance de ouro. O Brusque desperdiçou um ataque que tinha até goleiro. A bola sobrou com o atacante, que avançou sozinho, sem ninguém na meta catarinense, e ainda assim perdeu o que seria o terceiro gol. Mas não teve jeito. Fim de jogo: Brusque 1×2 CRB.
Por Guilherme Nobre