
Para alguns, as eleições de vereadores acabaram; porém, para outros, o processo apenas está na metade.
Dito isto, explico que as eleições à mesa diretora das Câmaras Municipais movimentam, e muito, os bastidores da política em todas as cidades do Brasil e, em Penedo, não seria diferente. Com oito novos nomes eleitos, já há uma maioria; porém, sabemos que dos oito novatos, dois já foram vereadores por Penedo e agora retornam à Câmara: Fagner Matias e Jorge Alves. Além disso, Valdy Idalino já exerceu um mandato de vereador na cidade de Igreja Nova e já conta com certa experiência.
A eleição para a mesa diretora exige habilidade de articulação e conhecimento das artimanhas dos corredores do parlamento mirim; por isso, a experiência na casa fará total diferença para a escolha da mesa diretora.
Um fator que pode fazer total diferença será o apoio do prefeito reeleito Ronaldo Lopes, que, por sua influência política, pode ajudar a quem tiver o seu apoio a se eleger presidente e o restante da composição da mesa.
A eleição da mesa diretora de Penedo tem um histórico de ser decidida sob forte tensão, já que o voto de cada vereador pode mudar até mesmo após o almoço antes da votação.
Por Anderson Braga