Ainda com três jogos restantes na fase de grupos do Campeonato Paulista, o Corinthians está garantido nas quartas de final do estadual. A vaga antecipada coroa um bom trabalho de pré-temporada e dá ao clube do Parque São Jorge a opção e a tranquilidade de pensar apenas na estreia da Conmebol Libertadores, marcada para o dia 19 de fevereiro, em Caracas, na Venezuela.
Até aqui, com pouco mais de um mês desde o fim das férias, o Timão disputou nove jogos com sete vitórias, um empate e uma derrota. Em que pese os tropeços nos clássicos, os números são ótimos – sobretudo se observar o rodízio do elenco com quase todos os atletas do grupo tendo minutos em campo e oportunidades dentro e fora de casa.
Importante ressaltar que nos últimos nove dias, o Corinthians disputou quatro jogos, se manteve invicto e apenas não venceu o rival Palmeiras durante a maratona no calendário.
No último domingo, diante do São Bernardo, ficou nítido o cansaço dos jogadores. A intensidade caiu muito no segundo tempo, o time deu a impressão de estar exausto e, mesmo com um tempo curtíssimo de descanso, fizeram valer o favoritismo e garantiram mais uma vitória nos minutos finais.
O fato é que, enquanto equipes como Palmeiras e Santos estão derrapando na fase de grupos do Paulistão e correm o risco de não disputarem o mata-mata do estadual, o Corinthians está um passo à frente com a classificação garantida e a possibilidade de descansar antes dos confrontos decisivos.
Embora o duelo da próxima quarta-feira seja diante do Santos de Neymar e companhia, o clube está em uma posição confortável de não correr riscos no clássico e se preparar apenas para a disputa da Copa Libertadores – o principal objetivo da temporada.
Até a estreia continental, no dia 19 de fevereiro, o Timão tem o clássico pela frente e jogos diante de Portuguesa e Guarani. Daqui até a data do duelo com a Universidad Central, na Venezuela, o clube tem tempo mais do que suficiente para recuperar Garro, Maycon, entre outros.